O trauma facial, também conhecido como traumatismo na região bucomaxilofacial é representado por qualquer trauma físico ocorrido na região do rosto. O Cirurgião dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é o profissional responsável pelo atendimento deste tipo de pacientes, especialmente na possibilidade de envolvimento do complexo maxilo-mandibular.
O trauma facial pode envolver lesões de tecidos moles, tais como queimaduras, lacerações e contusões ou fraturas dos ossos faciais, tais como fraturas da mandíbula, da maxila, do nariz, do zigoma, do frontal e consequentemente de todas as estruturas anexas e seus respectivos órgãos. Diversas cavidades ósseas, presentes na constituição da face, servem de arcabouço para órgãos vitais relacionados com a visão, mastigação, respiração, audição. Daí a importância destas estruturas e, evidentemente quando relacionadas a traumatismos, a necessidade de um pronto atendimento para estabelecimento de um correto diagnostico e um adequado plano de tratamento.
Os sintomas são específicos para cada tipo de lesão, por exemplo, as fraturas podem incluir dor, inchaço, perda da função, ou alterações na forma das estruturas faciais.
Lesões faciais têm o potencial de causar desfiguração e perda da função, por exemplo, dificuldade de movimentação da mandíbula com consequente dificuldade na mastigação, fala e deglutição.
As fraturas de face, em sua grande maioria, devem ser tratadas em ambiente hospitalar, com intervenções sob anestesia geral. Em caso de suspeita de fraturas de face, o cirurgião bucomaxilofacial deve ser acionado.
