A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Essa articulação pode sofrer vários distúrbios, prejudicando assim sua função. Estalos e dores são sintomas frequentemente relatados pelos pacientes.
Existem muitos sintomas da Disfunção Temporomandibular (DTM). Muitas vezes é difícil saber com certeza se você tem DTM, porque esses sintomas também podem estar presentes em outras condições. O seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico adequado analisando o seu histórico completo ou anamnese, realizando um exame clínico e por meio de exames de imagem adequados, que incluem radiografias, tomografia computadorizada e imagem de ressonância magnética.
Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos; estalos ou dor ao abrir ou fechar a boca; a mandíbula pode se travar ou sair do lugar; dor nos músculos de mastigação; dificuldade ao mastigar ou morder; inchaço do rosto; mudança na oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam).
Muitas vezes, a DTM surge a partir de problemas nos músculos da mandíbula ou na própria articulação. Se sua mandíbula estiver estalando ou até mesmo travando de vez em quando, é importante consultar um dentista a fim de determinar suas causas.
Embora não haja cura única para a DTM, existem diferentes tratamentos que podem reduzir consideravelmente os sintomas. Os tratamentos incluem desde de fisioterapia, aplicação de calor e medicações específicas, passando por infiltrações sob anestesia local, até tratamentos cirúrgicos sob anestesia geral, em casos mais severos. O diagnóstico da causa é de suma importância para definição do melhor tratamento.


