Ao dormir há um relaxamento da musculatura do nosso corpo e das vias aéreas respiratórias e da língua. Este relaxamento muscular, pode levar algumas pessoas a ter uma obstrução da passagem de ar na região atrás da língua, gerando episódios de falta de oxigênio, chamados de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).
Alguns sinais e sintomas sugerem a investigação da SAOS, dentre eles, sonolência diurna excessiva, sono sem qualidade, episódios frequentes de ronco ou vários despertares durante a noite, pessoas que estão sempre indispostos ou cansadas durante o dia, além de sintomas como náuseas e dores de cabeça pela manhã.
A SAOS pode ocasionar alterações cardíacas, hipertensão, cansaço crônico, estresse, impotência, além de alto grau de irritabilidade e transtornos de personalidade.
O diagnóstico é baseado em um exame clínico bem detalhado, radiografias, tomografias e um exame de polissonagrafia. Pacientes com Obesidade ou com deficiência de mandíbula estão entre os mais afetados.
Diversos tratamentos existem na tentativa de amenizar ou tratar os pacientes com SAOS. Podemos citar, por exemplo, mudança de hábitos e aparelhos intra-orais para casos leves; CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) e Cirurgia Ortognática (Telegnática) para casos moderados a graves. O tratamento mais resolutivo para a maioria dos casos é a Cirurgia Ortognática, mas depende de adequado diagnóstico.
A cirurgia ortognática para tratamento de SAOS busca realizar um avanço importante da maxila e da mandíbula, levando ao aumento das vias aéreas superiores, que pode ser visualizado nas imagens de tomografia ao lado. O procedimento pode ser realizado através de vários convênios. Entre em contato para maiores informações.
